domingo, 16 de novembro de 2014

Estágios Curriculares

Olaaa novamente,

Devo dizer-vos que tenho muita pena de não puder vir aqui mais vezes.. mas para mim o dia devia ter mais que 24 horas :D sinto que precisava de mais para puder fazer tudo aquilo que pretendia, mas como não me é possível, tento gerir o tempo da melhor forma. Bem, hoje vou falar-vos de um tema que a meu ver é extremamente importante: estágios curriculares. Entramos para a faculdade, muitas vezes às “escuras” sem saber muito bem se era aquele o curso que pretendíamos…vão-se passando os anos (entre noitadas com os amigos, espírito académico, madrugadas a estudar.. coisas de estudante), chegam as férias de Verão e o que nós queremos é aproveitar (praia, saídas com os amigos, dormir até às tantas, vocês sabem bem…) e não pensamos sequer  em fazer mais pelo nosso futuro, porque queremos o "bem bom", e isso exige abdicarmos de tantas coisas “boas”. Já pensaram o que é passar as férias todas “enfiados” num escritório, ter que cumprir horários, regras, sem remuneração, entre outras coisas.. “Não nem pensar! Trabalhar só quando acabar o curso”, este é o pensamento da maior parte dos jovens que estudam.. Agora vejamos: o cenário laboral já está tão “negro”, não temos nós jovens que tomar certas decisões para mudar? Exigem esforço certo, mas se queremos chegar a algum lado, temos de lutar por isso. Os estágios curriculares ajudam-nos a perceber o que as empresas pretendem de nós, para além de que nos preparam para o mundo do trabalho. Na universidade é tudo muito teórico. Quando chegamos ao mundo do trabalho apercebemo-nos que não sabemos nada. Isto é ridículo, mas é a realidade. É tão importante, ter várias experiências, até para nos ajudar a perceber o que é que gostaríamos de fazer no futuro. Peçam SEMPRE cartas de recomendação, isso é fundamental, são uma fonte de referência que será certamente muito valiosa no vosso futuro. Eu própria também hesitei quando tomei essa decisão, mas acreditem que não me arrependo nada..Durante os 3 anos do curso fiz sempre estágios curriculares, em diferentes empresas e isso ajudou-me a definir aquilo que de facto gostava e queria fazer quando acabasse o curso. Foi sem dúvida uma boa aposta para o meu futuro* Informem-se junto dos vossos coordenadores, sobre essa possibilidade e tentem integrar-se em empresas de referência no mercado, pois já que é para aprender que seja com os melhores! ;)
Tenham uma boa semana ;)
My Precious Space

11 comentários:

  1. Excelentes conselhos! Eu também sempre fiz estágios!
    beijinhos
    http://direitoporlinhastortas-id.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  2. Também fiz estágios, obrigada pelas dicas.
    Beijinhos
    http://virginiaferreira91.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  3. Eu acho um excelente conselho, embora já tenha trabalhado nas férias nunca fiz estágios profissionais, agora estou no último ano de faculdade e já só penso em arranjar um emprego mas estou de acordo com tudo o que disseste e, acho que de facto pode ajudar imenso fazer estágios.

    MORNING DREAMS

    Sofia Silva, Beijos*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sofia não me referia a estágios profissionais, mas sim curriculares que podes fazer durante o curso. Os profissionais são remunerados e só podes fazer com licenciatura concluída ;) vais ver que vai passar rápido..
      Beijinho**
      My Precious Space

      Eliminar
  4. Dicas boas, meninas toca a aproveitar


    www.tarasemanias.pt

    ResponderEliminar
  5. Excelentes conselhos.

    Infelizmente, durante os anos que estudei não fiz essas opções e agora sim, vejo que foi um erro. No entanto, tenho trabalho no sentido de me superar dia após dia e tentar aprender ao máximo porque, de facto, quando saímos da universidade, sentimo-nos perdidos, como que atirados às feras e é extremamente complicado "digerir" tudo isso.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade Vera. Quando trabalhamos, com o tempo vamo-nos tornando melhores profissionais! ;) mas torna-se mais fácil quando já temos uma "bagagem"..pelo menos não nos sentimos tão perdidos.. uma boa semana**
      Beijinho
      My Precious Space

      Eliminar
    2. Sem dúvida, mas na impossibilidade de voltar ao passado para "corrigir" determinados erros, resta-me agora dar o meu melhor.
      Obrigada, uma boa semana para ti também :).
      Beijinhos

      Eliminar
  6. Gostei da postagem. Obrigada pelo carinho

    Beijinhos

    http://coisasdeumavida172.blogspot.pt/

    ResponderEliminar